PESQUISE...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ÉTICA DE CADA UM
Sobre ética e moral já se escreveram vários livros. Vou tratar aqui como nossos defeitos.
Talvez existam poucas pessoas no mundo que sejam moralmente e eticamente irretocáveis. Por exemplo, se você compra objeto de pequeno valor sem nota fiscal, estaria prejudicando a arrecadação do estado. Isto é errado mas ninguém fica com peso na consciência por isso. Mesmo encarregados ( honestos) de proteger e fazer cumprir as leis fatalmente já cometeu ou comete esses pequenos erros.
Defeitos leve, médio, grave e gravíssimo. Como cada um tem uma ética, um defeito que você acha LEVE, eu posso classificar defeito médio ou grave. Ou vice-versa. Poderia fazer parte das minhas relações uma Sacoleira e faz pequenos contrabandos ( defeito leve). Um traficante de drogas ou armas, nem pensar (defeito gravíssimo). Para os políticos, certamente eles acham que roubar dinheiro público é apenas um defeito leve.
Para economizar dinheiro, quem não tirou Xerox de livros? Para se inserir no mundo moderno quem nunca usou um programa de computador pirata?
Dizem que o Brasil perde (em impostos) milhões com a pirataria. Se não existe a pirataria de software, quem disse que o povo ia comprar. Era mais fácil ficar sem o produto. O Brasil não ia ter impostos do mesmo jeito, com o agravante de que a população mais pobre ia ficar longe dessa tecnologia. Se você pensar bem o Brasil, teria mais prejuízo não pirateando. Prejuízo principalmente das classes mais pobres – como sempre-.
Poder OFENSIVO do DEFEITO
Existem defeitos com poder ofensivo enorme e os órgãos repressores não resolvem. O poder ofensivo do tráfico de drogas e armas, assim como roubo (desvio, corrupção, superfaturamento, como queira) do dinheiro público. O poder ofensivo desses defeitos está deixando o nosso futuro vulnerável. As drogas estão estragando a vida de jovens, que para consegui-la estão cometendo crimes graves. O desvio de dinheiro publico tira a oportunidade de jovens a educação de qualidade e de um sistema saúde digno para todos nós.

Matemática torta
Os órgãos do governo calculam e a imprensa inocentemente publica.
1) Pirataria de software - De cada dez WINDOWS, que rodam no Brasil, apenas 2 são regulares 8 são piratas. Se 100% fossem regulares o governo arrecadaria tantos milhões de reais. Tantos mil empregos. Tantos mil escolas e hospitais estão deixando de ser construídos... etc. Quem disse para esse povo, que se não fosse possível piratear, existiria esse tanto de de Windows? Iríamos optar pelo LINUX ou que é pior, simplesmente não teríamos computador em casa. Só ia poder ter Windows os ricos, os pobres iam ficar fora da inclusão digital.
2) Pirataria de música – Existem centenas de cantores brasileiros que eu gosto. Sempre que posso os ouço. Quem disse que se eu não pudesse baixar músicas da internet eu ia correndo pra loja comprar. Música é um produto de 1ª necessidade que encontro facilmente nas rádios FM. Portanto, neste produto o governo não vai arrecadar dinheiro de mim. Proíbam de baixar que eu me contento com a FM.
3) Pirataria de livros – são dezenas de livros semestrais, exigido na faculdade de meu filho. Proíbam de tirar cópia que vamos optar por tomar emprestado nas bibliotecas. Ou isso ou tiro ele da faculdade. O governo vai tirar pouco dinheiro de mim no imposto de livros. O que é melhor para o Brasil, perder dinheiro com imposto sobre o livro ou meu ficar sem estudar para mais tarde entrar no Bolsa Família do Governo?
4) Pirataria de Filme – Os filmes que não estão disponíveis na Internet eu espero pacientemente eles entrarem na sessão da tarde ou em promoção nas Americanas. Eu não vou correndo comprar filme na loja. O governo também não vai arrecadar imposto de mim sobre este produto.
5) Matemática Torta 2 - Agora outra matemática que lembrei agora (não tem nada a ver com o assunto acima)
Notícia: Atualmente existe 2 trabalhadores na ATIVA, para sustentar um aposentado... A previdência vai quebrar e coisa e tal. Quando a gente se aposenta é para receber o nosso dinheiro de volta que contribuímos a vida inteira, que deveria ter sido aplicado em algum investimento. Portanto, o aposentado não quer um tostão dos que estão na ATIVA, ele só quer de volta o que ele pagou.

Com essas atitudes “antiéticas” eu não estou deixando de recolher imposto para o governo, por que se não fosse pela facilidade de baixar da internet eu não compraria mesmo. Você que é 100% ético eu pergunto: 1) esta minha atitude antiética descrita acima é a mesma coisa que desvia o dinheiro da merenda escolar dos subnutridos da nossa periferia? 2) Será que o cidadão mais perfeito nunca se utilizou de um produto pirata?
Portanto vamos ter cuidado ao classificar o Ciber-Pirata, como um crime hediondo.

Seguidores