PESQUISE...

domingo, 20 de setembro de 2009

ONU do Novo Milênio

Essa minha mania de querer mudar o mundo... Vou atacar agora nas Nações Unidas.
Eu agarrei um ódio desta palavra: Globalização. Mesmo assim ela é inevitável.
A criação da ONU foi uma idéia genial, mas de lá pra cá muita coisa mudou no mundo. Problemas e soluções comuns a todas as nações tinham que ter uma coordenação eficiente e eficaz, centralizada.
Sucessivas Resoluções da ONU são ignoradas. Os EUA ignoram porque, abaixo de Deus, no planeta Terra e no Espaço sideral, ninguém pode mais do que eles. Os países periféricos (Irã, Coréia do Norte, p.ex.) Têm medo, que a qualquer instante sejam invadidos como no Iraque e Afeganistão, por isso se armam até os dentes.

Mundo Globalizado

A economia, doenças, crimes, clima do planeta, perigo atômico (que recrudesce a cada tensão entre nações), terrorismo, tráfico de drogas e etc. Tudo isso está globalizado, portanto requer uma ação com uma coordenação global.
Democracia na ONU
Não quero aqui defender uma democracia demagógica, onde cada país tenha o mesmo peso. Não podemos querer que o representante do Haiti, tenha o mesmo poder decisório do representante brasileiro. Muito menos o representante do todo-poderoso EUA.
Uma fórmula para resolver esta questão, seria atribuir pesos diferenciados aos representantes das nações. Para continuar no exemplo acima, o representante do Haiti, tenha direito a 01(um) voto. A partir daí, seriam acrescidos um voto a cada cem milhões de habitantes e mais 01 voto a cada 01(um) trilhão de dólares do PIB. Assim ficaria: Haiti um voto; Brasil (200 milhões habitantes + 02 Tri de dólares do PIB) daria Cinco votos; EUA (300 milhões + 13 tri dólares do PIB) dezessete votos. Assim se faria com as outras nações. Os EUA que lutam pela democracia no mundo, certamente aceitariam. Esta era uma grande chance para que todas as Nações cumprissem as tais resoluções.

Doença e Solução globalizada

Não vou falar da doença da moda (gripe suína). Vou falar de uma doença, que já tem tecnologia barata e acessível para a erradicação definitiva. A Paralisia Infantil, há 2 (duas)décadas não existe mais no Brasil, mas temos que vacinar nossos filhos (talvez mais algumas décadas) porque ainda existem casos na áfrica e em outros países da America do Sul. Não seria mais fácil e mais barato a ONU coordenar uma vacinação global contra esta doença? Em pouco tempo deixávamos de gastar dinheiro com ela e passaríamos a concentrar esforços em outras doenças (AIDS, por exemplo)? Agradaria a todos os da Esquerda, porque é mais humana e os da Direita, porque é mais econômica.

Constituição Mundial

Esta constituição haveria basicamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, além regras claras para a interferência de uma Nação nos assuntos internos de outra nação, sempre aprovada pela Assembléia. Conforme a gravidade do problema, deveria exigir maioria simples, maioria absoluta, 2/3 dos votos etc. As punições seria sobretaxar produtos dos países infratores – recursos para ONU – a intervenção militar sempre em último caso e com a coordenação da ONU, sempre com cuidado de causar o menor dano possível a sua gente e a seus bens.
Se existir governante déspota, a ONU aplica punições começando com multas nos produtos exportados deste país e depois outras sanções. Se existir ditadura e o povo de lá estiver satisfeito, recebendo sua bolsa família... lamentamos, mas deixa a ditadura deles em paz.
Com uma ONU confiável, as Nações não teriam desculpas para se armar até os dentes, como vem acontecendo atualmente.
O Mundo só não se ajeita se não quiser. Falta de sugestão é que não é.

Seguidores