PESQUISE...

domingo, 20 de setembro de 2009

Teologia da Nova Era

Deus é tema infinito. Tenho que fazer um Blog exclusivo. Interpretações “atualizadas” da Bíblia, ou de trechos dela, surgem a todo o momento. Somos bombardeados todos os dias através da TV e através de livros. Exemplos: Leonardo Boff criou a Teologia da Libertação e Edir Macedo criou (ou difundiu) a Teologia da Prosperidade.
Não quero propor uma nova Religião. Quero apenas introduzir um novo pecado aos já existentes: Não Pensar com sua própria cabeça.
Aceitar como verdadeira as palavras de um pastor, padre, papa e até mesmo (Deus me perdoe) a Bíblia, sem o mínimo de reflexão é pecado. Imagine se Deus ia dar uma máquina desta (cérebro), para não ser utilizada ou para ser subutilizada?
Pode-se se pensar errado, que Deus vai perdoar. Deus não pode perdoar é o não-pensar.
Vou exemplificar:
Sei que no meu julgamento, perante Deus, não vou ter advogado, a não ser eu mesmo. Podem acontecer no meu julgamento as hipóteses abaixo:
1ª hipótese (Se eu não entrar na Igreja Universal):
- Deus: - “Rubens, eu mandei o Edir Macedo, um homem bom. Fiz ele abrir uma Igreja em cada esquina de sua cidade, e você nunca entrou...
- Eu: “Deus, me perdoe, mas pensei, pensei e pensei e achei-o picareta. Achei que ele estava usando seu nome para enriquecer fazendo de besta a população demasiadamente crédula...
Provavelmente Deus me daria uma punição leve, pois mesmo estando errado, tenho um atenuante poderoso: Usei a principal ferramenta que Ele me deu.

2ª hipótese (Se eu entrar na Igreja Universal):
- Deus: - Rubens, como você pode acreditar naquele picareta do Edir Macedo? Eu não te dei uma mente para pensar? Você é burro? Idiota?
- Eu não vou ter nenhum argumento de defesa. O que eu posso fazer é baixar a cabeça envergonhado. Esperar punição severa.

Eu prefiro enfrentar meu julgamento errando na primeira hipótese do que errando na segunda hipótese.
Este mesmo raciocínio vai valer para outros casos:
- Para citar um caso da Bíblia: “como você foi acreditar naquela história do Jó? Você acha que eu deixaria aquele pobre coitado passar pelo que passou só para provar que ele era fiel a mim?”
Não vou me alongar demais, mas tenho centenas de exemplos que minha mente acha absurdo tanto na Bíblia como em dogmas da igreja, assim como de outras religiões não-cristãs.
Nada pode ser aceito por verdade absoluta antes de uma minuciosa avaliação. Levando em consideração a lógica, coerência, pesquisas científica, evolução do conhecimento humano, filosofia, história da humanidade, etc.

Seguidores